27 setembro 2008

Um dia antes da posse, a demissão...

Não vou me alongar nesse texto, até porque os jornalistas Rogério Christofeletti e Dauro Veras já disseram quase tudo o que penso sobre o que aconteceu. Mas, eu precisava me manifestar e, pelo menos dizer que não me conformo e jamais irei me conformar com o que fizeram com a Luciana.


A história é a seguinte: um dia antes de tomar posse, a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina demitiu a sua funcionária mais antiga. Uma pessoa competente, sempre disposta e pronta para o trabalho, a qualquer hora, a qualquer momento. Nunca se negou a nada. E conhece o Sindicato mais que qualquer diretor que já passou ou está por lá. Sua paciência, respeito e atenção aos associados são inquestionáveis.

Ontem, ao chegar em casa, por volta da meia-noite, abri meus e-mails e deparei com uma carta da Lu (como é carinhosamente chamada pelos associados, colegas e amigos) dizendo que havia sido dispensada pela diretoria. Fiquei boquiaberta com tamanha cara-de-pau: um dia antes da posse... Luciana Simas foi literalmente descartada, ontem. E hoje, tem festa da diretoria.

Mas, como já disse, não quero me alongar nesse texto e, por isso, só vou colocar abaixo a carta de agradecimento que ela enviou aos associados. Com essa carta e os textos do Rogério e Dauro, não preciso dizer mais nada, a não ser desejar sucesso à Luciana e registrar a minha indignação com a forma com que tudo aconteceu.

Companheiras e companheiros,

Fui comunicada hoje que a atual diretoria do Sindicato decidiu por meu afastamento do quadro de funcionários, a partir desta data.

Então, resolvi escrever esta carta, para me despedir e agradecer, porque há 15 anos, iniciei minha carreira profissional nesse Sindicato, que muito contribuiu para meu crescimento profissional e intelectual.

Foram anos de muitas lutas em prol da categoria, das quais pude participar e partilhar com os colegas (chamo-os assim, mesmo não pertencendo a categoria, porque os anos de convivência me fazem sentir assim) – as vezes na linha de frente, e na maioria das vezes, por trás das cortinas, fazendo meu trabalho na área administrativa.

Agradeço a todos os diretores, assessores, associados, enfim, todos os que passaram por esse Sindicato, e que deixaram em mim e para mim, um pouquinho de si.

Vivi esses anos todos no meio de vocês, fazendo meu trabalho com muito amor, dedicação e carinho, porque sou assim: meus sentimentos estão sempre à flor da pele, sou transparente, não consigo não demonstrar e falar o que sinto.

Mas, agora meu ciclo no Sindicato se encerra, por decisão da Diretoria.

Meus trabalhos não são mais necessários, aqui – com certeza outro caminho se abrirá em breve, para que eu possa dar continuidade ao que aprendi com vocês e para vocês.

A diretoria que toma posse amanhã, meus votos de sucesso – e de avanços em prol da categoria.

Anexo envio cópia do aviso prévio, para conhecimento.

Abraços, já saudosos da

Luciana Fernandes Simas

E-mail lusimas1970@gmail.com

Fpolis, 26/09/08

22 setembro 2008

Saudando a primavera


Só para não deixar passar em branco a entrada da mais bela estação...

Santa Tereza


Um lugar que outrora acolheu e escondeu renegados pela sociedade, hoje continua servindo de abrigo para aqueles que não conseguiram retornar ao convívio social...

19 setembro 2008

Calor


O verde insiste em sobreviver, sob as águas, a uma temperatura de mais de 70 graus centígrados
(Termas de Fiambalá, Argentina)

Exército de pedra


Um exército de pedras guarda o grande complexo energético que domina as montanhas de Fiambalá (Argentina)

De baixo para cima


A árvore, vista de baixo para cima, bem poderia estar em qualquer lugar. Mas, estava em Fiambalá, na Argentina...

16 setembro 2008

Vida latina


A pele queimada pela constante alternância entre o sol forte e o frio intenso já é visível nas crianças andinas. As mulheres não suportam somente a pele ressecada, mas, o peso da responsabilidade de criar seus filhos e carregá-los nas costas montanha acima, para vender seus artesanatos aos turistas e defender "o pão nosso de cada dia". Essa é uma prática diária no Peru: mulheres sobem e descem montanhas com até cem quilos nas costas.

12 setembro 2008

Desenho de Deus


Quando o sol se põe, na via expressa sul, em Florianópolis. Um espetáculo da natureza...

05 setembro 2008

Um amor de animal


As lhamas são animaizinhos dóceis e convivem tranqüilamente com os seres humanos. Mas, cuidado, um movimento brusco e elas cospem. É esse o seu meio de defesa. Elas são encontradas facilmente nos países andinos. Esta é moradora das montanhas do Peru, mais especificamente, Machupicchu

02 setembro 2008

Vida entre as pedras


Existe vida entre as
pedras. Principalmente quando se tratam das pedras de Machupicchu

Recomeçando (outra vez)



Para recomeçar (outra vez) vou postar uma foto que me impressiona até hoje. Quem olha, fica em dúvida se é foto mesmo ou uma pintura. Tive o grande privilégio de ficar frente-a-frente com essa imagem e registrá-la em viagem que fiz no ano passado. É a Montanha das Sete Cores, localizada na Província de Jujuy, na Argentina