27 setembro 2008

Um dia antes da posse, a demissão...

Não vou me alongar nesse texto, até porque os jornalistas Rogério Christofeletti e Dauro Veras já disseram quase tudo o que penso sobre o que aconteceu. Mas, eu precisava me manifestar e, pelo menos dizer que não me conformo e jamais irei me conformar com o que fizeram com a Luciana.


A história é a seguinte: um dia antes de tomar posse, a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina demitiu a sua funcionária mais antiga. Uma pessoa competente, sempre disposta e pronta para o trabalho, a qualquer hora, a qualquer momento. Nunca se negou a nada. E conhece o Sindicato mais que qualquer diretor que já passou ou está por lá. Sua paciência, respeito e atenção aos associados são inquestionáveis.

Ontem, ao chegar em casa, por volta da meia-noite, abri meus e-mails e deparei com uma carta da Lu (como é carinhosamente chamada pelos associados, colegas e amigos) dizendo que havia sido dispensada pela diretoria. Fiquei boquiaberta com tamanha cara-de-pau: um dia antes da posse... Luciana Simas foi literalmente descartada, ontem. E hoje, tem festa da diretoria.

Mas, como já disse, não quero me alongar nesse texto e, por isso, só vou colocar abaixo a carta de agradecimento que ela enviou aos associados. Com essa carta e os textos do Rogério e Dauro, não preciso dizer mais nada, a não ser desejar sucesso à Luciana e registrar a minha indignação com a forma com que tudo aconteceu.

Companheiras e companheiros,

Fui comunicada hoje que a atual diretoria do Sindicato decidiu por meu afastamento do quadro de funcionários, a partir desta data.

Então, resolvi escrever esta carta, para me despedir e agradecer, porque há 15 anos, iniciei minha carreira profissional nesse Sindicato, que muito contribuiu para meu crescimento profissional e intelectual.

Foram anos de muitas lutas em prol da categoria, das quais pude participar e partilhar com os colegas (chamo-os assim, mesmo não pertencendo a categoria, porque os anos de convivência me fazem sentir assim) – as vezes na linha de frente, e na maioria das vezes, por trás das cortinas, fazendo meu trabalho na área administrativa.

Agradeço a todos os diretores, assessores, associados, enfim, todos os que passaram por esse Sindicato, e que deixaram em mim e para mim, um pouquinho de si.

Vivi esses anos todos no meio de vocês, fazendo meu trabalho com muito amor, dedicação e carinho, porque sou assim: meus sentimentos estão sempre à flor da pele, sou transparente, não consigo não demonstrar e falar o que sinto.

Mas, agora meu ciclo no Sindicato se encerra, por decisão da Diretoria.

Meus trabalhos não são mais necessários, aqui – com certeza outro caminho se abrirá em breve, para que eu possa dar continuidade ao que aprendi com vocês e para vocês.

A diretoria que toma posse amanhã, meus votos de sucesso – e de avanços em prol da categoria.

Anexo envio cópia do aviso prévio, para conhecimento.

Abraços, já saudosos da

Luciana Fernandes Simas

E-mail lusimas1970@gmail.com

Fpolis, 26/09/08

Um comentário:

Rogério Christofoletti disse...

Vou te linkar no blog... abs