11 dezembro 2007

Quando a foto diz tudo...



Existem alguns chavões dos quais não podemos discordar. No mundo da fotografia podem ser citados pelo menos dois que estão sempre em alta: "fotografar é uma arte" e "uma foto vale mais que mil palavras". São chavões que não deixam de ter razão.
Na primeira semana de dezembro o repórter fotográfico do Diário Catarinense, Hermínio Nunes, comprovou que as duas frases são verdadeiras. Mais do que o texto e a informação em si, a foto acima, tirada na Delegacia Civil de Palhoça/SC, no dia 03 de dezembro, mostrando os presos acorrentados a pilares, devido à superlotação, deixou o país boquiaberto.
Isso mesmo: o país. Pois, a foto, que foi disponibilizada pela Agência RBS, circulou em diversos jornais - Diário Catarinense (capa), O Globo (capa), Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo (destaque no jornal e capa do caderno de domingo Aliás a Semana Revista), Zero Hora (contracapa), Hora de SC (capa), A Notícia (capa), Jornal de Santa Catarina (capa), Revista Época (página 18) e vários sites e blogs de todo o país. Vejamos algumas publicações:
O Globo e O Globo On Line
UOL
Terra

Zero Hora/ClicRBS
Bobnews
StyloFM
Bastidores da Notícia.com
O Mais Querido (site do São Paulo Futebol Clube)
Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos
AEPES (Associação dos Escrivães da Polícia Civil do Espírito Santo)
G1
Ibraol
DEM (Sistema da Informações)
Estadão
Web Point Club
Blog do Carlos Damião
Balaio de Siri (Blog da Elaine Borges)
Em Dia com a Cidadania (Blog da Márcia de Almeida)
Blog do Mesquita
Blog do Delegado
Detalhe importante: O Globo On Line não colocou o devido crédito da foto. Uma falha indesculpável para um jornal de tamanha abrangência e que, com certeza, conhece a Lei 9610, do Direito Autoral. Os sites Bobnews, Bastidores da Notícia.com, DEM, AEPES, Ibraol, O Mais Querido e Stylo FM cometeram o mesmo erro.

Para ver mais fotos sobre esse assunto, vá até a galeria de fotos do fotógrafo Hermínio Nunes